Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Como tudo começou

Bom já que vamos falar sobre o universo vamos começar por onde tudo começou o Big-Bang.






Em 1985, um físico comentou num encontro científico:
É tão certo que o universo principiou no Big Bang, há cerca de 15 bilhões de anos, quanto é certo que a Terra orbita em torno do Sol.
Esta afirmação segura sugere o nível de confiança que a teoria do Big Bang, proposta inicialmente por George Gamow e seus colegas, tem entre os que investigam essas questões.
Você não deve imaginar o Big Bang como uma grande bomba pirotécnica e que, pelo menos em princípio, seria possível ficar de lado e observá-lo. Não há como "ficar de lado", pois o Big Bang representa o início do próprio espaço-tempo. Do ponto de vista do universo atual, não há ponto no espaço sobre o qual se possa dizer, "o Big Bang aconteceu aqui" O Big Bang aconteceu em todo o espaço.
Além disso, não há tempo "antes do Big Bang", pois o tempo principiou com esse evento. Vamos ver o que ocorreu em alguns intervalos de tempo sucessivos ao da criação do tempo.
Entre Zero (Big Bang) e 10-43 s. Neste diminuto porém importante período* pouca coisa conhecemos, pois as leis da física, como as conhecemos, não valiam. (Como disse um autor: "Como se pode fazer física numa situação como esta, quando espaço e tempo estão desligados, e não há descrição do caso no Halliday e Resnick?"). No instante 10-43 s, a temperatura do universo é cerca de 1023 K e o universo se expande rapidamente.
Entre 10-43 s e 10-35 s. Durante este período, as forças forte, fraca e eletromagnética atuam como uma única força descrita pela Teoria da Grande Unificação. A gravitação atua separadamente, como nos dias de hoje.
Entre 10-35 s e 10-10 s. A força forte se "congela" deixando a força eletrofraca continuar a atuar, como força unificada.
Entre 10-10 s e 10-5 s. Todas as quatro forças aparecem separadamente, como nos dias de hoje. O universo é constituído por uma "sopa" quente de quarks, léptons e fótons.
Entre 10-5 s e 3 min. Os quarks se unem para formar mésons e bárions. A matéria e a antimatéria se aniquilam, desaparecendo a antimatéria e deixando um ligeiro excesso de matéria com a qual se forma o nosso presente universo.
Entre 3 min e 105 anos. Os prótons e nêutrons se juntam para formar os nuclídeos leves, como o 4He, o 3He, o 2H e o 7Li, com as abundâncias que encontramos hoje. O universo é constituído por um plasma de núcleos e elétrons.
Entre 105 anos e hoje. No princípio deste período, os elétrons podiam orbitar em torno dos prótons, a fim de formar átomos de hidrogênio, sem serem imediatamente expulsos das órbitas pelos fótons presentes. A luz que foi emitida durante a formação desses átomos é a radiação de fundo em microondas que foi detectada por Penzias e Wilson em 1965. Então, a radiação libertada pelos átomos durante esses tempos antigos nos dá uma imagem de como era o universo quando tinha cerca de 105 anos de idade.
Medidas feitas depois de 1965 sugeriram que a radiação de fundo em microondas é uniforme em todas as direções, o que significa que toda a matéria (partículas e átomos) no universo estava distribuída uniformemente, quando o universo tinha 105 anos de idade. Essa descoberta é intrigante, pois a matéria, no universo atual, não está distribuída uniformemente. mas se agrupa em galáxias, em aglomerados de galáxias e em superaglomerados galáticos. Existem também grandes vazios, com relativamente pouca matéria, e regiões tão cheias de matéria que são denominadas paredes. Se a teoria do Big Bang, sobre o início do universo. for mesmo aproximadamente correta, as sementes desta distribuição não-uniforme de matéria devem ter existido antes de o universo ter 105 anos e devem manifestar-se, hoje, por uma distribuição não-uniforme da radiação de fundo.
Em 1992, as medições feitas pelo satélite Explorador do Fundo Cósmico, da NASA, revelaram que a radiação de fundo não é, de fato, perfeitamente uniforme. A imagem mostrada na abertura deste capítulo foi feita a partir destas medidas e nos mostra o universo quando tinha apenas 300.000 anos. Como você pode ver, a aglomeração de matéria. em larga escala, já começara. A teoria do Big Bang, pelo menos em princípio, está no caminho certo.                          


Gente o que vocês acham dessa teoria comentem